No encontro de hoje nós nos perguntamos se a ciência é boa ou ruim. Iniciamos lendo textos sobre um mamute que não queria ser clonado porque não estava adaptado para o mundo de hoje. Também lemos o texto "A Ciência, o bem e o mal", que mostrava que a ciência tem um lado ruim, como na produção de armas, bombas, poluição e até os remédios, que se não serem usados na dosagem certa podem trazer prejuízos à saúde. Por outro lado a ciência pode beneficiar à todos, como desenvolvendo a cura para doenças, tecnologia e respondendo perguntas que no nosso cotidiano não conseguimos responder.
Por exemplo, se um laboratório desenvolve uma substância que pode ser útil no desenvolvimento de plantas agrícolas, no entanto, se utilizada em excesso pode causar intoxicação das plantas, solo e pessoas. Conclui-se então que dependendo do ponto de vista, da forma de uso e, principalmente, do interesse de quem está desenvolvendo e utilizando esta substância ela pode proporcionar tanto benefícios quanto malefícios. Portanto é preciso ter ética e fiscalização sobre a produção do conhecimento científico.
Enquanto estávamos discutindo sobre o assunto chegou a professora Cida, de educação física, dizendo que tinha encontrado um esqueleto de uma rã debaixo de um colchão. Uau, ela estava intacta, olhem só:
No final do nosso encontro fizemos uma dinâmica, onde cada um pegava um pirulito e tinha que abrir o pirulito e colocá-lo na boca usando apenas um braço e sem poder dobrá-lo. Descobrimos que não podemos resolver tudo sozinhos, que precisamos de amigos para ajudar!
Mais informações »