Experiência maluca
Olá, nós somos a Brenda e Cíntia, somos do clube de ciências Aventureiros do conhecimento da escola João Joaquim Fronza.
No quesito experiências o nosso clube tem uma grande diversidade, desde os mais simples até os mais elaborados. Dentre todas essas experiências, a que mais nos chamou a atenção foi a entitulada "serpente do faraó", que consiste em queimar uma pasta feita de bicarbonato de sódio, açucar e alcool, que foi prensada formando pastilhas, estas foram colocadas em um recipiente com areia, então colocamos alcool por cima e queimamos, demorou um pouco mas o resultado foi muito legal. Elas se expandiram formando colunas de cinzas que deram origem ao nome "serpente do faraó". Isto ocorre porque o açucar é um material que queima bem caramelizando-se, o bicarbonato quando queima libera gazes que ficam retidos no caramelo do açucar fazendo colunas.
O interesante desta experiência é que ela é diferente e que poucos conhecem.
Para nós, o legal de fazer experiência maluca e que nós aprendemos na pratica e não somente na teoria, fazendo nos interessar cada vez mais pela ciência.
Autoras: Brenda Carolina e Cíntia Severnini
Nenhum comentário :
Postar um comentário